sábado, 1 de dezembro de 2012

Conceito de escola, ensino e aprendizagem, pela ótica de Demerval Saviani.


Conceito de escola, ensino e aprendizagem, pela ótica de Demerval Saviani.
Texto Dissertativo da equipe 04

No seu livro Pedagogia Histórico- Crítica, Demerval Saviani defende que uma das funções da escola é de dar possibilidades ao educando de ter acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados. O complexo é que os conhecimentos tem um caráter mecânico de transmitir. Saviani acredita que o conhecimento deve ser transmitido de forma dinâmica para que o educando assimile com ênfase. Os professores precisam dispor de critérios para discernir entre aqueles conhecimentos que precisam ser transmitidos e os que não precisam.
Segundo Saviani, isso abre espaço para sobrecarregar os currículos com conteúdos irrelevantes ou cuja relevância não é alcançada pelos professores, o que impede de motivar os alunos a se empenhar na sua aprendizagem.
Para ele, essa forma torna as disciplinas curriculares sem interesse para os educandos, os quais passam a considerar o ensino como algo que enfada uma obrigação.
Defende ainda que quando o professor consegue lidar com os conhecimentos relevantes e não relevantes é que se torna capaz de fazer um momento prazeroso da sua sala de aula e não apenas uma mera transmissão de conhecimento. Como afirma:
“A Pedagogia Histórico Crítica não é outra coisa senão aquela pedagogia empenhada decididamente em colocar a educação a serviço da referida transformação das relações de produção.”
O ensino aprendizagem procura desenvolver a inteligência, priorizando o sujeito, considerando inserido na situação social. O ensino faz parte de uma ação educativa onde o professor produz o saber e o aluno torna-se um consumidor deste saber.
Saviani (2008, página 57) alerta para o fato de que a transmissão desses conhecimentos pode ser direta, implicando na apresentação dos mesmos ou pela indicação dos meios para acessá-los, posto que “são produzidos socialmente e preservados historicamente”, a sua apropriação pelos alunos está na sua dependência de transmissão direta ou indireta por parte do professor.
Dentro da pedagogia histórico – crítica o ensino visa estimular a atividade e incentivar o professor, favorecendo assim, o diálogo dos alunos entre si e com o educador, levando em conta os interesses dos alunos, o seu modo de aprender e seu desenvolvimento psicológico, sem perder de vista o sistema dos seus conhecimentos e os efeitos do processo de transmitir e assimilar os conteúdos que estejam sendo estudados.
Segundo o autor (2007, página 17), a educação é concebida como produção do saber, pois o homem é capaz de elaborar ideias, possíveis atitudes e uma diversidade de conceitos.
Quando é feito um trabalho ou observação prévia do conhecimento da realidade da turma, da cultura, da sua vivência e saberes, o profissional, como essas informações e conhecimentos, fará um trabalho com conteúdos que leve o estudante a ter outros conhecimentos, outros saberes, em relação à aprendizagem que é necessária ao estudante.  O professor é responsável pela socialização e transmissão do conhecimento e saber de uma sociedade que está sempre em transformação no conhecimento, buscando a democracia na aprendizagem, de forma ativa e críticas entre os alunos.
SAVIANI, 2000:
“Uma educação deve ser realizada em liberdade para liberdade, sendo este o maior propósito de uma educação de fato democrático característica, fundamental em qualquer teoria crítica da educação.”
Para finalizar, vejamos o que Saviani sobre a Pedagogia Histórico Crítica, 2008:
“Emerge a pedagogia Histórico Critica como uma teoria que procurar compreender os limites da educação vigente e, ao mesmo tempo, superá-los por meio da formulação de princípios, métodos e procedimentos práticos ligados tanto à organização do sistema de ensino quanto a o desenvolvimento dos processos pedagógicos que põem em movimento a relação professor aluno no interior da escolas.”
Portanto, é possível fazer a conclusão que a compreensão da natureza da educação, complexa como trabalho não material, é resultado das relações pedagógicas, que são historicamente determinadas e travadas entre homens e que, diferente das ciências que se preocupam com a simples identificação dos fenômenos naturais, os estudos pedagógicos tem a preocupação de avaliar a identificação dos elementos, tanto naturais quanto culturais, necessários à constituição da humanidade de cada ser e de descobrir formas para atingir esse objetivo.

Referências Bibliográficas:
SAVIANI, D. - "Análise Crítica da Organização Escolar Brasileira Através das Leis 5540/ 68 e 5692/71, in GARCIA, WE. (organizador)Educação Brasileira Contemporânea: Organização e Funcionamento. São Paulo, McGraw Hill do Brasil, 1976.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.


Autoras:
1.Cláudia Regina Cantuara
2.Eliete Costa Feijó de Souza
3. Iracélia de Jesus dos Santos
4.Lucicleide Lopes Santos
5. Maria Roseneide Macêdo de Oliveira
6. Maria São Pedro Santos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário