Conceito
de escola, ensino e aprendizagem, pela ótica de Demerval Saviani.
Texto
Dissertativo da equipe 04
No seu livro Pedagogia Histórico- Crítica, Demerval
Saviani defende que uma das funções da escola é de dar possibilidades ao
educando de ter acesso aos conhecimentos previamente produzidos e
sistematizados. O complexo é que os conhecimentos tem um caráter mecânico de
transmitir. Saviani acredita que o conhecimento deve ser transmitido de forma
dinâmica para que o educando assimile com ênfase. Os professores precisam
dispor de critérios para discernir entre aqueles conhecimentos que precisam ser
transmitidos e os que não precisam.
Segundo Saviani, isso abre espaço para sobrecarregar
os currículos com conteúdos irrelevantes ou cuja relevância não é alcançada
pelos professores, o que impede de motivar os alunos a se empenhar na sua
aprendizagem.
Para ele, essa forma torna as disciplinas
curriculares sem interesse para os educandos, os quais passam a considerar o
ensino como algo que enfada uma obrigação.
Defende ainda que quando o professor consegue lidar
com os conhecimentos relevantes e não relevantes é que se torna capaz de fazer
um momento prazeroso da sua sala de aula e não apenas uma mera transmissão de
conhecimento. Como afirma:
“A Pedagogia Histórico Crítica não é
outra coisa senão aquela pedagogia empenhada decididamente em colocar a
educação a serviço da referida transformação das relações de produção.”
O ensino aprendizagem procura desenvolver a
inteligência, priorizando o sujeito, considerando inserido na situação social.
O ensino faz parte de uma ação educativa onde o professor produz o saber e o
aluno torna-se um consumidor deste saber.
Saviani (2008, página 57) alerta para o fato de que a transmissão desses conhecimentos pode ser direta, implicando na apresentação dos mesmos ou pela indicação dos meios para acessá-los, posto que “são produzidos socialmente e preservados historicamente”, a sua apropriação pelos alunos está na sua dependência de transmissão direta ou indireta por parte do professor.
Saviani (2008, página 57) alerta para o fato de que a transmissão desses conhecimentos pode ser direta, implicando na apresentação dos mesmos ou pela indicação dos meios para acessá-los, posto que “são produzidos socialmente e preservados historicamente”, a sua apropriação pelos alunos está na sua dependência de transmissão direta ou indireta por parte do professor.
Dentro da pedagogia histórico – crítica o ensino
visa estimular a atividade e incentivar o professor, favorecendo assim, o
diálogo dos alunos entre si e com o educador, levando em conta os interesses
dos alunos, o seu modo de aprender e seu desenvolvimento psicológico, sem
perder de vista o sistema dos seus conhecimentos e os efeitos do processo de
transmitir e assimilar os conteúdos que estejam sendo estudados.
Segundo o autor (2007, página 17), a educação é
concebida como produção do saber, pois o homem é capaz de elaborar ideias,
possíveis atitudes e uma diversidade de conceitos.
Quando é feito um trabalho ou observação prévia do
conhecimento da realidade da turma, da cultura, da sua vivência e saberes, o
profissional, como essas informações e conhecimentos, fará um trabalho com
conteúdos que leve o estudante a ter outros conhecimentos, outros saberes, em
relação à aprendizagem que é necessária ao estudante. O professor é responsável pela socialização e
transmissão do conhecimento e saber de uma sociedade que está sempre em
transformação no conhecimento, buscando a democracia na aprendizagem, de forma
ativa e críticas entre os alunos.
SAVIANI, 2000:
“Uma educação deve ser realizada em
liberdade para liberdade, sendo este o maior propósito de uma educação de fato
democrático característica, fundamental em qualquer teoria crítica da educação.”
Para finalizar, vejamos o que Saviani sobre a
Pedagogia Histórico Crítica, 2008:
“Emerge a pedagogia Histórico Critica
como uma teoria que procurar compreender os limites da educação vigente e, ao
mesmo tempo, superá-los por meio da formulação de princípios, métodos e
procedimentos práticos ligados tanto à organização do sistema de ensino quanto
a o desenvolvimento dos processos pedagógicos que põem em movimento a relação
professor aluno no interior da escolas.”
Portanto, é possível fazer a conclusão que a
compreensão da natureza da educação, complexa como trabalho não material, é
resultado das relações pedagógicas, que são historicamente determinadas e
travadas entre homens e que, diferente das ciências que se preocupam com a
simples identificação dos fenômenos naturais, os estudos pedagógicos tem a
preocupação de avaliar a identificação dos elementos, tanto naturais quanto
culturais, necessários à constituição da humanidade de cada ser e de descobrir
formas para atingir esse objetivo.
Referências Bibliográficas:
SAVIANI, D. - "Análise Crítica da Organização
Escolar Brasileira Através das Leis 5540/ 68 e 5692/71, in GARCIA, WE.
(organizador)Educação Brasileira Contemporânea: Organização e Funcionamento.
São Paulo, McGraw Hill do Brasil, 1976.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. 6.
ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
Autoras:
1.Cláudia
Regina Cantuara
2.Eliete
Costa Feijó de Souza
3.
Iracélia de Jesus dos Santos
4.Lucicleide
Lopes Santos
5.
Maria Roseneide Macêdo de Oliveira
6.
Maria São Pedro Santos Silva
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